Às vezes olho para os meus filhos, nas mais diversas idades e situações, e penso “é difícil ser-se bebé”. Tantas coisas para aprender, tantos estímulos e impulsos. Tanto, tanto, tanto. E dali, dos seus olhos pequeninos, observam tudo. Observam-nos a nós, em como ficamos impacientes e frustrados tão rapidamente com as suas coisas de bebés.

Acho que se exige demasiado de um bebé. Tem que estar no percentil xis e por isso tem que mamar, beber biberão, ou comer. Tem que sorrir, que apontar, que agarrar, porque está escrito algures, alguém assim definiu. E para além de todo o seu desenvolvimento natural, ainda tem que corresponder às expectativas dos seus pais, dos médicos, dos livros, das tabelas e das listas. 

O bebé tem que comer a sopa toda, senão a família fica preocupada, porque o bebé não comeu a sopa toda. Independentemente o que é o “toda”. Que medida quantidade é esta? Quem a define? Ainda por cima o bebé tem de comer a sopa toda numa fase em que começa a sentar-se, a ver o mundo de outra perspectiva, em que tudo parece diferente, em que começa a rastejar, ou mesmo a gatinhar. E ainda assim tem de comer a sopa toda. “Mas eu não quero comer sopa! Eu agora quero gatinhar, gatinhar, gatinhar!” Tanto para fazer, para um ser tão pequenino. Quase não há tempo para descansar.

É difícil ser-se bebé, quando se sente um turbilhão de emoções dentro de si e os adultos não percebem o que sai da sua boca. E chora, chora, chora muito, porque ninguém o entende. E chora na hora de comer, chora na hora de dormir, chora na hora de tudo. 

Depois fica-se de pé, independente, com tanto para explorar, tantas coisas novas que não se fazia e agora faz, que não se chegava e agora chega. Mas contínua a ter de comer a sopa toda, e o prato, de garfo e faca, e a fruta e a água. “Mas eu não quero comer! Eu agora quero andar, andar, andar!” Não é admissível que atire comida ao chão! É tanta coisa, para um ser tão pequenino.

Tudo vai passar. Tudo vai melhorar e ficar mais fácil, para todos, sobretudo para os bebés. Cabe-nos ser pacientes e gentis para estes pequenos seres. Porque, acreditem, é difícil ser-se bebé.

 

*foto da CV Love