lanches

Todas as manhãs preparo 2 lancheiras para as minhas miúdas levarem para as escolas. Ultimamente tenho sentido necessidade de preparar uma terceira lancheira… para quem? Para mim mesma! 

Já vos contei anteriormente que o apetite neste pós-parto tem sido insano. Para mais, estar em casa com livre trânsito à despensa, frigorífico e congelador, não abona a meu favor. Reconheço que tenho usufruído em excesso desta regalia. Para não falar que sou eu que faço as compras cá para casa…

Não que o peso me preocupe neste momento. Estou a amamentar e o meu corpo está programado para armazenar todos os bocadinhos de gordura, para o leite do meu Mamutinho, não vá o mundo acabar amanhã e ficarmos sem comida (a natureza tem destas coisas).

Mas tenho a confessar que não tenho feito as melhores escolhas, tanto por gulodice como por facilidade. A minha fraqueza é mesmo o pão. Qualquer e todo o tipo de pão! Está mesmo ali no congelador, em 2 minutos está prontinho e quentinho para eu comer. É só por qualquer coisa por cima e tenho lanche pronto. E se fosse uma vez por dia, não estávamos mal. Mas os lanches por aqui são no plural, ao longo do dia (e da noite às vezes). E quando o acabo de comprar? Ai mãe… tenho de o congelar rapidamente para não cair em tentação (não que adiante de muito).

Posto isto, e não tendo nada contra o pão, mas reconhecendo que tenho abusado, resolvi começar a preparar uma lancheira todos os dias para mim. Primeiro, para controlar as quantidades de lanches e snacks que faço por dia (são mesmo muitos), por outro lado para colocar diversidade de alimentos nesses lanches e snacks. Se vos disser que às 17h não me lembro o que petisquei às 11h desse mesmo dia, vocês acreditam? Acreditem, que é verdade (não me lembro o que acabei de jantar…). Assim, espero que com a lancheira não tenho que fiar na minha memória para lembrar o que comi. Basta olhar para a lancheira e perceber o que me falta comer!

A ideia da lancheira diária não é novidade, há muitos nutricionistas que recomendam e muita gente que aplica. Eu nunca utilizei, mas vejo neste método a solução para controlar o meu apetite e gulodice.

E daí desse lado? Alguém utiliza ou já utilizou este método para controlar os lanches ao longo do dia? Como se dão? Estão preparados para me acompanhar na organização desta 3ª lancheira? 🙂