tresaterca09

Hoje trago 3 “papas salgadas” com peixe, para servir como prato principal nas refeições dos mais pequenos. Estas foram as papas que fiz para as meninas, na transição dos purés para a comida aos pedaços. É uma espécie de meio termo, não é demasiado passado, nem demasiado aos pedaços. Com as miúdas cá de casa resultou muito bem. Ajudou a diversificar os almoços do típico puré de legumes. Estas papas de peixe comecei a dar por volta dos 8 meses de idade, mas as de carne já oferecia desde os 7 meses.

 

Papas de milho 

papasmilho4070215

O milho é um cereal naturalmente mais doce. Confere aos cozinhados um paladar suave e adocicado, muito apreciado pelos bebés. Estas papas de milho com tamboril, que podem ser feitas com outro peixe, ou mesmo carne, sempre foram um sucesso cá em casa. Foi usada a sêmola de milho (o grão partido, basicamente), para cozinhar. Pode-se usar esta sêmola para confeccionar papas doces com outros cereais e/ou fruta.

 

Açorda

açordatamboril5

A açorda é provavelmente a papinha “salgada” de bebé mais popular no nosso país. É muito fácil de confeccionar: basta preparar um caldo e ensopar o pão. Pode ser mais liquida, mais consistente, mais homogénea ou aos pedaços. Varia com o gosto de cada bebé. Esta açorda de tamboril foi feita com a mesma base (caldo) que as papas de milho acima. É a prova de como com uma mesma base se pode diversificar a refeição dos mais pequenos. 

 

Farinha-de-pau

farinhadepaupeixe01

É a papa que ainda hoje faço para elas, mesmo crescidas e comendo de tudo. Até para nós faço de tão boa e tão simples que é! A farinha-de-pau é o ponto entre um puré e uma açorda. Com os ingredientes certos é uma refeição completa! A farinha-de-pau de peixe é a que mais vezes faço cá em casa, com qualquer peixe e quase com qualquer combinação de legumes. 

 

E por aí? Que papas “salgadas” oferecem? Quais as preferidas?