Hoje peguei nas miúdas e passámos a manhã na cozinha a fazer um bolo. São sobretudo momentos em que lhes ensino algumas noções de cozinha e pastelaria. Mas também aproveito para exercitar algumas noções de matemática. Porque a cozinha é um ótimo local para isso, para falarmos de números, quantidades, dimensões, ordem. De forma muito natural e subtil elas vão aprendendo vários conceitos e aplicando-os sem qualquer dificuldade. É a matemática na cozinha.

 

A receita

Uso sempre a nossa receita de bolo de iogurte para exercitar algumas noções de matemática. Tem ingredientes muito básicos e usa o copo de iogurte como medida, o que simplifica muito a tarefa de medir para os miúdos. Pode ser complicado nesta idade apresentarmos uma balança e pedir que pesem exactamente uma certa quantidade de um ingrediente.

matemática na cozinha

Cheio e vazio

Com a Tete de 3 anos, tento que faça a comparação, entre o copo cheio e o copo vazio do ingrediente. Posso pedir que me diga qual o copo de iogurte que está cheio de iogurte, e qual está vazia, enquanto estamos no processo inicial da receita. Peço também que pegue num copo vazio e o encha de farinha, por exemplo.

Com a Luísa de 5 anos, faço algo um pouco mais complexo. Peço que encha metade do copo, por exemplo, para que comece a conhecer algumas noções volumétricas. 

 

Ordem

Qualquer tipo de receita é ótima para que exercitar com crianças a noção de “ordem”. Lendo as instruções pela ordem e pedindo à criança que reproduz os passos pela ordem lida. O número de instruções pode variar com a idade e capacidade da criança. Com a Tete de 3 anos costumo apresentar 2 a 3 instruções para que concretize por ordem, com a Luísa de 5 anos, já indico 4 a 5 instruções para que memorize e reproduza por ordem. 

 

Contar

Em qualquer receita é muito comum contarmos, seja o número de chávenas, de colheres. É um exercício mais indicado para os mais pequenos que estão a começar a contar, como a Tete. Ela, por exemplo, ainda troca ou esquece-se alguns números quando está a contar “do ar”. Mas se estiver a contar objectos, ou neste caso, colheres de fermento, corre sempre bem. 

 

Somar e subtrair

Estas noções vão para os mais crescidos, como a Luísa. Ela ainda não sabe o que é uma conta de somar, ou subtrair. Mas já tem o raciocínio lógico, quando se diz, por exemplo, “quantos copos são 2 copos mais 2 copos?”. Ou quando perguntamos “precisamos de 4 copos de farinha, se já colocámos 2, quantos faltam?”. 

 

Matemática na cozinha

Não é verdadeiramente uma aula de matemática na cozinha. Mas é uma forma dos mais pequenos contactarem com algumas noções simples, aplicando-as nas tarefas do dia-a-dia. Eles aprendem sem esforço e de forma bem divertida! Neste caso… bem saborosa.

Não percam esta semana, a receita deste bolo de iogurte com uma variação sugerida pelas miúdas!

matemática na cozinha