Sou muito sensível ao tema das alergias e intolerâncias alimentares. Até porque as minhas miúdas, ambas, tiveram um período que não toleraram o ovo. Tento sempre que as minhas receitas abranjam o maior número de famílias possível, tenham estas que lidar com alergias ou intolerâncias alimentares, ou não. Com o sucesso da receita de clássica, tive apenas que conseguir fazer os ajustes certos, para obter o mesmo resultado, para uma receita de waffles sem ovo.

Aproveito já este post para um parênteses: NUNCA OFEREÇAM COMIDA A UMA CRIANÇA, SEM PERGUNTAR PRIMEIRO AOS CUIDADORES. Infelizmente os casos de alergia e intolerância alimentar são cada vez mais recorrentes nas crianças e nunca sabemos se estamos em frente a um desses casos. Uma inocente bolacha pode desencadear consequências perigosas para a saúde e bem estar destas crianças.

Voltando à receita.

Cozinhar sem ovo pode ser traiçoeiro. Às vezes não basta fazer substituições simples de um ovo por sementes de linhaça, ou banana, ou puré de maçã. Em certas receitas requer outros ajustes para obter um resultado semelhante à receita com ovo.

No caso da waffles sem ovo, comecei por substituir o ovo por “ovo de linhaça”. Mas obtive uma massa muito compacta, e as waffles acabaram por não ficar tão fofas por dentro como esperado. Tive que, para além de substituir o ovo por um “ovo de linhaça”, aumentar a quantidade de amido de milho. Também adicionei bicarbonato de sódio com limão, para as waffles se manterem fofas por dentro. 

Obtive waffles iguais às clássicas e mesmo as miúdas não souberam distinguir. Só acho que com o bicarbonato e limão possam perder parte da sua doçura, mas nem eu, nem elas, nos importámos. 

Próxima versão de waffles: sem glúten! Que os testes comecem.

Poderá interessar:

Receita de waffles clássicas [desde os 12 meses]

Waffles sem ovo
Serve 15
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 1 ovo de linhaça (1 colher de sopa de linhaça moída + 3 colheres de sopa de água morna)
  2. 1 chávena de farinha espelta branca
  3. 1 + 1/2 colheres de sopa de amido de milho ou araruta
  4. 1 colher de sopa de açúcar mascavado ou de coco (opcional)
  5. 1 colher de café de bicarbonato de sódio
  6. 1 colher de chá de fermento para bolos
  7. 1 + 1/4 chávena de bebida vegetal a gosto (usei de aveia)
  8. 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
  9. 1 colher de sopa de óleo vegetal a gosto (usei de coco)
PREPARAÇÃO
  1. Ligar a máquina de waffles e preparar o ovo de linhaça.
  2. Numa taça, juntar a farinha, o açúcar, fermento, o amido de milho e o bicarbonato de sódio. Misturar bem.
  3. Juntar o leite/bebida vegetal, o ovo de linhaça, a essência de baunilha e o óleo. Misturar com varas até a massa ficar sem grumos.
  4. Colocar colheradas de massa na máquina de waffles e deixar cozinhar por 2-3 minutos.
Notas
  1. A farinha de espelta pode ser substituída por farinha de trigo, ou por mistura destas duas farinhas na versão branca ou integral.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/