Falar de baby-led weaning é inevitavelmente falar de Gill Rapley e do seu trabalho de investigação enquanto health visitor no Reino Unido. Foi desse trabalho que nasceu o livro Baby-Led Weaning: Helping your baby to love food onde toda a teoria e conclusões de Gill Rapley estão descritas, em co-autoria com Tracey Murkett. Consequentemente, surge o livro de receitas The Baby-Led Weaning: Cookbook. Possui mais de 130 receitas, para além de todas as orientações e dicas para praticar baby-led weaning com os bebés. Este último foi agora traduzido para a nossa língua e é o primeiro livro de baby-led weaning em português: “Os bebés sabem comer sozinhos“!

Ouvi falar em baby-led weaning há 5 anos atrás, aquando da introdução da alimentação complementar da Luísa (a mais velha). Foi dos primeiros posts aqui do blog! Fui praticando como sabia, seguindo acima de tudo a premissa da partilha! Porque o baby-led weaning é muito mais que uma simples técnica de cortar vegetais, é uma abordagem que inclui o bebé na refeição em família. 

Depois do nascimento da Tete, resolvi comprar os livros da Gill Rapley, quanto a mim, a guru do BLW. Foi através da sua investigação, que o baby-led weaning ganhou uma definição e começou a ser dissiminado e praticado em muitas casas no Reino Unido. Na altura tive que comprar os livros originais em inglês. Confesso que acabei por não dar tanto uso ao livro de receitas, por ter que estar a traduzi-lo mentalmente antes de usar. Finalmente a tradução chegou e veio para facilitar a vida de muitas casas portuguesas. 

O livro está divido em duas partes. Primeiro fala-se dos princípios básicos, de como praticar o baby-led weaning e dicas de como facilitar as refeições de bebés. Depois vêm as receitas. São mais de 130 divididas em pequeno-almoço, almoços leves, molhos e pastas, sopas, saladas, pratos principais, acompanhamentos e vegetais, sobremesas, pães e pastelaria. Um livro muito completo cheio de dicas e sugestões em várias receitas!

O livro vai estar à venda a partir do próximo dia 20 de Abril e pode ser encontrado em livrarias (FNAC, Bertrand, Wook.pt) e hipermercados!

Mas podem ganhar um dos 5 exemplares deste livro, que tenho para oferecer a um seguidor do Na Cadeira da Papa no Facebook. Visitem a página onde encontrarão todas as instruções para participarem neste passatempo! Fiquem atentos.