Há dias li um post sobre lembranças das festas de aniversário. Sobre o facto de a oferta de guloseimas ser recorrente. No final de um ano escolar, numa sala de 15-16 miúdos, fora os aniversários dos filhos dos amigos, são muitos aniversários e muito açúcar junto. É o bolo de aniversário, as guloseimas nas festas e muitas vezes o saquinho que trazem para casa como lembrança.

Pessoalmente, não me oponho. Deixo sempre as minhas filhas comerem o bolo, os docinhos das festas e que tragam o saquinho. Num dia-a-dia tão regrado e controlado, parece-me que a excepção à regra nestes dias, reforça todo o trabalho que faço com elas por hábitos mais saudáveis. 

Mas percebo perfeitamente a preocupação de muitos pais, em relação a este tema, e sou sensível a esses cuidados, que nunca são de menos! Na escola das miúdas, muitos dos pais optam por enviar um presentinho, um livro, um puzzle, um lápis ou um jogo. Também me parece uma ótima opção, podendo!!

Nunca enviei saquinhos de doces para a escola das meninas. Normalmente enviava um saquinho de bolachinhas caseiras. Mas nos últimos aniversários tive outras ideias, que vou agora partilhar. Isto só é possível, claro, se a escola dos vossos filhos também permitir actividades com os pais durante o período de escolar. 

Coroas para todos

Lembranças das festas de aniversário

Quando a Lu estava prestes a fazer 4 anos, perguntei o que queria no seu aniversário. Disse-me a coisa mais querida de sempre: “quero que todos os meus amigos usem coroas, quando me cantarem os parabéns!”

Normalmente a escola faz uma coroa, ou um chapéu diferente para o aniversariante. A Luísa simplesmente quis que todos os meninos usassem coroas no seu aniversário e não só ela. Felizmente a escola dela é super adepta que os pais façam actividades com as crianças das salas que os seu filhos frequentam, por isso não foi complicado que alinhasse nesta actividade. 

No dia anterior a educadora pintou massinhas variadas com corante alimentar com todos os meninos. Seriam as jóias das coroas! É muito simples, colocam-se massinhas dentro de um saco, umas gotinhas de corante alimentar e depois é só agitar até as massas estarem cobertas de cor. Por fim é só deixar secar ao ar. Os corantes alimentares líquidos funcionam melhor para esta tarefa. No dia do aniversário da Luísa, fui até à escola, levei coroas que tinha recortado em casa e cada menino decorou a sua.

É das fotos mais bonitas que tenho do aniversário dela, com todos os amigos de coroa! (que não posso partilhar, por motivos óbvios 🙂 )

Fazer o próprio bolo

Lembranças das festas de aniversário

Este ano, no aniversário da Tete tive outra ideia. Resolvi fazer o bolo de aniversário dela na escola!! Levei o passo-a-passo da receita de bolo de iogurte aqui do blog e fui dando uma tarefa a cada menino. Todos tiveram a oportunidade de partir ovos, encher copinhos de iogurte com ingredientes e mexer. Todos os meninos adoraram a experiência e a Tete ainda mais, por ter um bolo feito pelos amiguinhos.

À hora do lanche, altura também de cantar os parabéns, todos os meninos estavam entusiasmados e a dizer que tinham sido eles a fazer!! Foi muito emocionante e a Tete não parava de repetir que tinha sido feito por todos. 

Lembranças das festas de aniversário

Em suma, ainda hoje a Luísa me pergunta se me lembro da festa dos 4 anos dela, em que todos os meninos usaram coroas. E a Tete volta e meia falta do dia em que fui a escola fazer o bolo de aniversário dela com os amigos. Se não são isto lembranças das festas de aniversário, então não sei o que será. 🙂

 

Sobre festas de aniversário:

Festas de Aniversário

A planear a festa de aniversário da T.

Ementa da festa de aniversário da Dra Brinquedos

Decoração de festa de aniversário da Dra Brinquedos

A planear a festa de aniversário da L.

Festa de aniversário da selva – ementa

Festa de aniversário da selva – decoração