Ser mãe dá direito a ouvir um pouco de tudo na rua sobre bebés e crianças. Mas quando somos mães de 3 a experiência passa para um outro nível. Vantagem: já não ouvimos os famosos palpites e bitates de quem é mãe de primeira viagem. Desvantagem: a curiosidade das pessoas é capaz de surpreender qualquer um. Por isso, criei (em jeito de brincadeira) este bingo de mãe de 3 (ou mais) filhos com todos os comentários que já ouvi na rua, com as minhas três crias “à tira colo”.

bingo de mãe de 3

São todos seus? – Sim, já ouvi uma pessoa a perguntar isto. Eu até percebo. Posso ser a babysitter e serem filhos de outras pessoas, ou de diversas pessoas. Ou alguns podem ser meus e outros de amigos. Mas não. Há pessoas que têm mesmo 3 filhos (ou mais) nos dias que correm, não se surpreendam assim tanto.

Este (o mais novo) veio sem querer? – Não, veio mesmo por querer. Eu queria, o pai queria, toda a gente o queria e quer! 

Também gostava de ter assim 3 – Força!!

Ai, não sei como consegue – Nem eu (para dizer a verdade…).

Já chega? Ou vai ter mais? – Perguntas a que não sei responder, porque quando tive a primeira chegou-me, e depois tive a segunda e chegou-me, agora tive o terceiro e chega-me… mas não posso prometer nada, como vê. Não sou de fiar.

Foram todos planeados? – Foram. Todos com o mesmo desejo, amor e carinho.  <3 Estão planeados desde que decidimos ter filhos, só tivemos o “azar” de ter vindo um de cada vez.

Não são nada parecidos uns com os outros – Não sei se isso é alguma insinuação, mas há muita diversidade genética na família.

3? Mas que idade é que você tem? – Mas existe limite de filhos por idade? Ou de idade por filhos?

São todos do mesmo pai? – Todinhos! É possível um homem e uma mulher quererem ter vários filhos um com o outro. Verdade!

Você não deve dormir… – Durmo muito bem, agradecida com a preocupação.

Tão chegados (de idade)… – Sim… e?

Deve ser uma despesa em fraldas em casa… – É um bocadinho, mas aproveito as promoções todas, que é um mimo!

Mas queria assim tantos? – São só 3… são assim tantos?

Foram todos de parto normal? – Por acaso não, foram todos de cesariana. E aqui surge a 2ª pergunta “E pode?” Bom, estou aqui, não estou? E posso ter mais de cesariana, se eu quiser.

Precisa de ajuda? – Esta é a que oiço mais, e agradeço sempre, do fundo do coração. Mas as mães de um também precisam e não oiço esta oferta com tanta frequência a elas. Já eu que tenho três, tenho as minhas técnicas para tudo.

São todos amiguinhos? – Têm entre zero e cinco anos. Todas as crianças nesta idade são amiguinhas.

Qual é o que se porta melhor/pior? – … no comments!

São todos lindos, mas este(a) aqui… – Que nunca é sempre o mesmo a ser o “preferido”! Uff…

E consegue dar conta do recado? – Até ver!! Estão todos vivos, de saúde, alimentados e limpos.

Têm ciúmes uns dos outros– Esta é um clássico! Mas eu entendo. Mas não, não demonstram ciúmes uns pelos outros.

Qual a diferença de idades uns dos outros? – Sempre acompanhado com um “que diferença pequena” ou “qual a diferença que é melhor?”. Já agora, a mais velha tem diferença de 2 anos e 2 meses da do meio e quase 5 anos do mais novo. A do meio tem diferença de 2 anos e 9 meses do mais novo. 

Tantos! – Yep, eu oiço disto na rua… sobretudo se for sozinha com todos.

Qual dá mais trabalho? – Se ter filhos fosse para ter trabalho, eu acho que não teria. Nenhum dá trabalho, felizmente, é tudo feito com muito amor!!

São tão diferentes de feitio – Lá porque saíram da mesma barriga e são educados da mesma maneira, não quer dizer que não tenham a capacidade de construírem a sua própria personalidade e individualidade. 

Se têm 3 ou mais filhos, experimentem sair à rua e jogar este bingo! Ganha quem conseguir fazer uma linha, coluna ou diagonal!!

 

Poderá interessar:

Como sobreviver a 3 filhos #01

Como sobreviver a 3 filhos #02

Babywearing – Como sobreviver a 3 filhos #03