Depois da decoração, a ementa da festa de aniversário da Dra Brinquedos. Não fujo muito da lista habitual e que já vos mostrei anteriormente no post da festa de aniversário da selva da L. Tivemos as sanduíches, as mini-tartes, as espetadas de tomate e as de fruta, os queques. Mas em todas as festas tento trazer sempre algo de novo e esta não foi excepção. 

Lembrei-me de fazer um iogurte-bar, que consiste num tabuleiro com iogurte e diferentes toppings para as pessoas montarem o seu iogurte. Foi um verdadeiro sucesso! Tanto miúdos como graúdos gostaram e tive que repor várias vezes a taça de iogurte.

No nosso iogurte-bar usei iogurte grego como base. Mas podem usar qualquer iogurte que queiram! Coloquei numa taça pequena, para poder ir repondo sempre bem fresco. Consoante ia recolhendo lixo da mesa, ia recolocando iogurte na taça. 

Como toppings coloquei mel, nozes picadas, granola de chocolate caseira, millet puff, morangos aos pedaços, e uma pequena guloseima de cereais de chocolate. Ao lado deixei copinhos e colheres para as pessoas se servirem. Só precisam de ter cuidado, caso façam festas em altura do calor, pois o iogurte pode estragar-se. 

É uma sugestão bem criativa, saudável e divertida! 🙂

Também resolvi fazer cakepops. Já havia tentado anteriormente sem sucesso, mas desta vez ficaram lindos e deliciosos! Acabam por ser simples e fazer um vistão nas mesas de aniversário. 

Para estes cakepops utilizei uma receita básica de bolo de cenoura, mas podem usar a receita que desejarem. Fiz o bolo na noite anterior para estar bem frio no dia seguinte. Esfarelei e ao mesmo tempo retirei as partes mais duras da crosta do bolo. Uni com iogurte natural, podem usar iogurte grego ou vegetal, convém que seja com alguma gordura para “colar”. Podem também utilizar queijo creme. Moldei as bolinhas e coloquei no frigorífico.

Enquanto isso derreti chocolate branco para envolver as bolinhas. Só neste momento me ocorreu que poderia usar manteiga de cacau para este efeito e teria uma opção mais baixa em açúcar (fica para a próxima 😉 ). Molhei uma das pontas do pauzinho no chocolate, espetei na bola e deixei endurecer (para a bola não escorregar pelo pauzinho, quando estiver a secar). Depois foi só envolver no chocolate derretido, polvilhar com sprinkles e deixar secar ao alto, num copo, por exemplo, no frigorífico. 

Não foi o elemento da ementa da festa de aniversário da Dra Brinquedos mais saudável, mas felizmente não era o único. No meio de tantas coisas boas, há espaço para gordices também. 

Só fica a faltar a receita do rei da festa: o bolo!

Já faço este bolo há vários anos e sempre uma boa aposta. A receita tem sido muito pedida e vou preparar um post só para ele! A sair amanhã no blog.