A receita do bolo que fiz para o aniversário da Tete tem sido muito pedida. É um bolo red velvet, que costumo fazer em todos os aniversários e é muito apreciado cá em casa.

Primeiro, tenho que vos contar a história do bolo red velvet. Este bolo é caracterizado por ser húmido e de cor avermelhada ou castanho-avermelhado. É muitas vezes designado como bolo de chocolate, mas na verdade não o é. Um dos seus ingredientes é o cacau, mas é a união de todos os ingredientes que faz um red velvet um verdadeiro red velvet.

Hoje em dia a maioria das receitas e dos bolos red velvet que temos oportunidade de fazer e comer, obtêm a sua cor avermelhada de corantes artificiais. Contudo, a cor avermelhada original provinha da reacção química do vinagre e leite coalhado (buttermilk) com o cacau. Crê-se que o processamento do cacau nos dias de hoje, previnam esta alteração de cor. É por isso que os red velvet não atingem a cor desejada sem ajuda de corantes.

Felizmente para nós, não temos que usar apenas corantes artificiais. Podemos usar puré de beterraba para ajudar a avermelhar mais a cor do bolo, para além de ajudar a reter mais humidade e a deixar o bolo mais denso e húmido. 

Como muitas receitas aqui do boteco, esta não é original minha, mas adaptada de outro site. Foi na busca da melhor receita de bolo red velvet, que esbarrei no site da Divas Can Cook e na sua receita de bolo. Desde a primeira tentativa que saiu sempre bem e nunca mudei! Aviso desde já que esta é provavelmente a receita menos saudável aqui no blog. Mas, hey, é para fazer uma vez por ano e para partilhar com todos os amigos e família 🙂 Só um pequeno apontamento, tanto faço o bolo com corante vermelho, como sem corante vermelho e fica sempre bem. Percebi com o tempo que as pessoas nem ligam muito à cor do bolo.

O creme, podem fazer o mais gostarem: ganache de chocolate, creme queijo com natas, mascarpone com natas, etc. Os cremes de bolos é onde peco. Ainda ando à procura de uma boa cobertura e recheio de bolos, que seja menos más que as tradicionais. A do bolo da Tete levou queijo creme e natas adoçadas e corante alimentar roxo.

Bolo Red Velvet

Bolo Red Velvet
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 2 chávenas de farinha
  2. 1 colher de chá de fermento
  3. 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  4. 1 colher de chá de sal (opcional, eu não coloco)
  5. 2 colheres de sopa de cacau cru em pó de qualidade
  6. 2 chávenas de açúcar (eu coloco apenas uma e de açúcar mascavado ou de coco)
  7. 1 chávena de óleo vegetal (uso de coco)
  8. 2 ovos
  9. 1 chávena de leite coalhado (1 chávena de leite + sumo de meio limão)
  10. 2 colheres de chá de essência de baunilha (opcional, eu não coloco)
  11. 2 colheres de sopa de corante alimentar vermelho (eu não coloco)
  12. 1 colher de chá de vinagre
  13. 1/2 chávena de café quente (pode-se usar mistura de cereais ou a água quente apenas)
PREPARAÇÃO
  1. Preparar o leite-coalhado e deixar repousar.
  2. Pré-aquecer o forno a 180º.
  3. Numa taça juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato e o cacau. Misturar.
  4. Noutra taça unir o óleo e o açúcar até obter uma mistura homogénea. Juntar os ovos, o leite coalhado, a essência de baunilha, o corante, o vinagre e o café. Misturar bem até obter uma mistura sedosa.
  5. Juntar a mistura de farinha lentamente ao líquido e envolver bem sem deixar grumos.
  6. Colocar numa forma sem buraco e levar ao forno por 30 minutos. Se desejar fazer camadas, dividindo a massa por duas formas, deve reduzir o tempo de cozedura e verificar com o palito quando estará no ponto.
Notas
  1. Pode utilizar-se beterraba cozida para enaltecer a cor do bolo. Neste caso recomendo usar cerca de meia a uma beterraba cozida, desfeita em puré.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/