Só comprei manteiga de amendoim uma vez na minha vida. Verdade! (E porque estava em promoção). Sempre fiz manteiga de amendoim em casa e é tão, mas tão simples e fica muito mais barata que a de compra. 

peanutbutter06

Aprendi a fazer com a Vânia do Made by Choices e realmente é muito, muito simples! Podem ver aqui.

Manteiga de amendoim é daquelas coisas que nem sempre, nem nunca. Como tudo o que comemos, requer bom senso! Comemos de vez em quando, mas não abusar. 🙂

Em relação aos mais pequenos, não havendo historial de alergia alimentar, a manteiga de amendoim (ou de frutos secos) pode ser oferecida a partir dos 12 meses. O perigo dos frutos secos em crianças pequenas ocorre, quando são oferecidos inteiros e estas não têm a capacidade de os mastigar devidamente, levando ao engasgamento. Oferecendo moído (em forma de queques ou bolinhos) ou em manteiga, esse perigo não existe. De qualquer modo, em caso de dúvida, deve ser sempre consultado o profissional de saúde assistente do bebé.  

Eu costumo comprar o amendoim já torrado, mas podem torrar em casa, no forno ou numa frigideira. Já fiz das duas maneiras e resulta igualmente bem. O que faço sempre é que mesmo comprando os amendoins torrados, aqueço no forno ou frigideira (no forno fica mais uniforme), para que o amendoim solte o óleo e se desfaça em manteiga mais facilmente. Bastam 15 minutos a 160º para isso.

peanutbutter01

Vão notar que os amendoim saem com uma pelicula de óleo, ou se fizeram na frigideira conseguem mesmo ouvir os estalidos do óleo a “soltar”.

Depois disto, precisam mesmo de um robot de cozinha, picadora ou processador de cozinha muito potentes, e em 5 minutos têm manteiga de amendoim (para quem gosta dela bem sedosa como eu).

peanutbutter02

1 minutos depois…

peanutbutter03

2 minutos depois…

peanutbutter04

E mais 2 minutos…

peanutbutter05

Eu gosto dela bem liquida e cremosa. Mas fazendo em casa podem ajustar a textura que mais gostarem. Até podem juntar amendoim picado se preferierem que fique mais “chunky”. Depois é só guardar numa caixa plástica ou frasco hermético no frigorífico e tentem que dure mais de 2 semanas. 

Um dos meus snacks preferidos é maçã com manteiga de amendoim. Fez parte da minha lancheira de hoje: uma maçã em gomos + 2 colheres de manteiga de amendoim.

peanutbutter07

Deixei a taça limpinha, que aqui em casa não há desperdício!

peanutbutter08