festa5anos07

Depois da decoração, tenho de falar da comida da festa de aniversário da L. 

Entre opções mais saudáveis e gulodices, as mesas de aniversário cá em casa têm uma grande variedade de comidas. Festa é festa e só acontece um par de vezes por ano. Portamo-nos bem o ano inteiro e por isso aproveitamos estas ocasiões para matar saudades de alguns hábitos antigos. É emocionalmente saudável 🙂 

Salgados

Do lado dos salgados gosto sempre de ter algumas sanduíches, com pão normal e pão de leite. Já tentei fazer 2 vezes os pães de leite em casa, mas sem sucesso, então opto por comprar numa padaria de confiança perto de casa.

São sempre dos primeiros pratos a ficarem vazios e não há como enganar numas boas sanduíches para um lanchinho.

festa5anos10

Também costumo fazer pequenas tartes e quiches, em tamanho individual. Vou variando os recheios entre espinafres e queijo, misturas de legumes, ou mesmo bacalhau!

As tartes de massa folhada são super simples de fazer e fazem um efeito muito engraçado. Basicamente se cortarem uma rodela de massa e vincarem outra rodela menor, ao rechear a rodela menor, a borda tufa quando a tarte é cozinhada, fazendo aquele pequeno rebordo.

festa2anos01

Também aposto muito nas espetadas. Podem fazer espetadas de legumes variados, que possam ser comidos crus, como tomate, cenoura, pepino. Umas das minhas preferidas são as espetadas caprese, com tomate cereja e queijo mozarela. Tempero o tomate e o queijo primeiro, e depois faço a espetada.

festa4anos01

Os salgadinhos caseiros da minha mãe fazem as delícias dos convidados!

 

Doces

No lado dos doces, a espetadas de fruta são sempre presença obrigatória.

Fazem um vistão e desaparecem num instante! Para espetadas de fruta de sucesso, apostem na variedade de cores, ficam lindas!

festa5anos09

Os meus queques são um clássico dos aniversários cá em casa. Nem se pode considerar aniversário se não tiver uma dúzia destes queques na mesa!

festa5anos08

Outras ofertas do lado dos doces, que não são tão “saudáveis” são as mousses. Normalmente opto por mousse de ananás ou mousse de pêssego, por serem mais frescas. 

As gelatinas são presença obrigatória e podem sempre ver como faço gelatinas à base de fruta cá em casa. Podem utilizar as cascas e caroços das frutas que usam nas espetadas para criar sabor nas vossas gelatinas caseiras.

As gomas também são sempre um sucesso em qualquer aniversário! Fazer gomas caseiras é muito muito simples!

 

E perguntam vocês: mas tu preparas isto tudo sozinha?? Não! Felizmente conto com a ajuda imprescindível dos avós (meus pais)!! São os maiores <3 ajudam na comida, na composição da mesa e é graça a eles que consigo concretizar todos os anos as festas de aniversário que as minhas filhas desejam. 🙂