bolonhesasarraceno07

Conheci o trigo sarraceno pela minha amiga D. Se ela me serviu uma deliciosa refeição com trigo sarraceno? Não… Deu-me uma receita e recomendações de que era delicioso? Também não… Foi mais… Ofereceu-me um pacote daquilo e pediu-me que descobrisse como se cozinha e que lhe mandasse uma receita deliciosa, antes de se mandar daqui para fora para o outro lado do mundo. Foi uma despedida bem original, digam lá? E ali estava eu, com um pacote de trigo sarraceno, sem saber o que lhe fazer, sem saber se era bom ou mau, se ia gostar ou não. Arrumei-o e fui-me esquecendo dele. 

Certo dia, resolvi pegar nele. Em conversa com quem sabe, demolhei uma chávena por umas horas, cozi e servi-o com legumes salteados, e olhem, gostei, era bom, imaginei que podia fazer qualquer coisa divertida com ele.

O trigo sarraceno, tal como a quinoa, é um pseudo-cereal. É rico em hidratos de carbono, mas também possui todos os aminoácidos essenciais ao nosso organismo. Também como a quinoa, não tem glúten. Tal como a quinoa, um prato de trigo sarraceno com uma variedade de legumes representam uma refeição completa do ponto de vista nutricional. 

Pus o tico e teco a pensar e sai esta sugestão deliciosa de jantar, e um pouco diferente de usar os cereais (neste caso pseudo-cereal) na refeição.

Comecei por demolhar o trigo sarraceno por 8h (pus de manhã antes de sair de casa). Cozi num tacho, com o dobro da quantidade, temperada de sal e reservei.

bolonhesasarraceno01

Fiz um molho de tomate como aquele que já mostrei aqui no blog. Coloquei a cebola, alho e tomate bem picados e em cru num tacho largo, e deixe cozinhar e apurar em lume brando.

bolonhesasarraceno02

À parte, com a ajuda da mandolina, fiz fios de curgete, batata doce e cenoura e deixei suar numa frigideira grande, com um fio de azeite no fundo, até ficarem molinhos.

bolonhesasarraceno03

Com o molho de tomate no ponto, juntei cogumelos e deixei cozinhar. No fim de cozinhados juntei o trigo sarraceno, envolvi bem.

bolonhesasarraceno04

Servi tal e qual se serve um esparguete à bolonhesa, com o “esparguete” por baixo e a “carne” por cima.

bolonhesasarraceno05

bolonhesasarraceno06

A L., para não variar, ficou em êxtase com a “massinha de curgete e cenoura” e comeu um prato cheio com satisfação. Não se ouviu menina neste dia!

bolonhesasarraceno08

bolonhesasarraceno09

Já a T. não consegui convencer. Mal olhou para o prato empurrou e virou a cara. E quando ela diz “não”, é “não” e não há volta a dar. Talvez um dia se sente mais tentada a provar.

bolonhesasarraceno10

O pai também provou e repetiu… o que dizer? 🙂

Bolonhesa de Sarraceno [desde os 12 meses]
Imprimir
Para 4 porções
  1. 1/2 chávena de trigo sarraceno (demolhado 8h)
  2. 1 chávena de água
  3. 1 cebola
  4. 2 dentes de alho
  5. 4 tomates médios bem maduros
  6. 1 colher de sobremesa de oregãos secos
  7. 6-8 folhas de manjericão fresco
  8. 6-8 cogumelos brancos
  9. 1 curgete
  10. 1 batata doce grande
  11. 1 cenoura
  12. azeite, sal, pimenta e alho seco q.b.
Preparação 30 min
  1. Começar por cozer o trigo sarraceno. Escorrer a água do demolhe e colocar num tacho com uma chávena de água limpa. Temperar com sal e alho seco. Deixar ferver e quando a água estiver a desaparecer, tapar e reservar.
  2. Num tacho de fundo largo, ou frigideira, colocar a cebola, os dentes de algo e o tomate bem picados. Deixar libertar a água, temperar com sal, pimenta, oregãos e manjericão, reduzir a intensidade do lume e deixar apurar sabores (cerca de 10 minutos)
  3. Enquanto isso fazer fios da curgete, batata doce e cenoura. Noutra frigideira colocar um fio de azeite e os fios de legumes, deixando-os amolecer lentamente em lume brando.
  4. Quanto o molho de tomate estiver apurado, juntar os cogumelos fatiados e deixar cozinhar por 5 minutos.
  5. Por fim juntar o trigo sarraceno, envolver bem e deixar ganhar sabor por 2 ou 3 minutos. Retirar do lume e servir com os legumes em fios.
Notas
  1. O "esparguete" de legumes pode ser feito com outro legumes a gosto.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/