Adoramos fazer bolachas e adoramos fazer nesta época festiva. Sabe bem receber um pacotinho de bolachas caseiras, carregadas de muito carinho e amor <3 Estas são bolachas de manteiga de amêndoa e são fantásticas!

bolachasmanteigaamendoa01

Eu tenho uma receita de bolachas de manteiga tradicionais, que eu adoro fazer e que são ótimas para carimbar. Uso-as para todas as ocasiões, são muito versáteis e já deixei aqui a receita num post mais antigo. Mas, como não sou pessoa de um amor só (pelo menos no que toca à cozinha), procurei mais receitas alternativas de bolachas. 

Desde que descobri a manteiga de amendoim homemade, que pensei em fazer bolachas com esta base. A querida Vânia do Made by Choices sugeriu-me uma receita super simples, tal como eu gosto. Contudo, há uns dias atrás, num workshop no Instituto Macrobiótico de Portugal, a talentosa Alpa Dhamecha conheci uma combinação perfeita: amêndoa, coco e aveia. Peguei nas proporções da receita de bolachas de manteiga de amendoim, com estes ingredientes, ajustei algumas quantidades e substituições, andei uma semana a comer bolachas a todas as refeições e… assim nasceu esta receita.

Estas bolachas são absolutamente deliciosas! Arrisco-me a dizer que as tradicionais de manteiga forma definitivamente “derrotadas”. 

bolachasmanteigaamendoa05

bolachasmanteigaamendoa04

bolachasmanteigaamendoa03

bolachasmanteigaamendoa02

bolachasmanteigaamendoa08

 

Bolachas de manteiga de amêndoa [desde os 12 meses]
Serve 35
Imprimir
Ingredientes para a manteiga de amêndoa (faz 200gr)
  1. 250gr de amêndoa crua (com ou sem pele)
Ingredientes para as bolachas
  1. 200gr de manteiga de amêndoa
  2. 75gr de açúcar mascavado, ou outro adoçante a gosto (o açúcar mascavado ajuda a deixar as bolachas mais crocantes)
  3. 50 gr de coco ralado
  4. 150gr de farinha de aveia
  5. 6-8 colheres de bebida de amêndoa, ou outra bebida vegetal a gosto (a medida vai depender da cremosidade da manteiga de amêndoa, convém ir juntando e testando a consistência).
Instruções da manteiga de amêndoa
  1. Começar por tostar as amêndoas no forno, ou no fogão, mexendo ocasionalmente para não queimar.
  2. Colocar as amêndoas num processador ou robot de cozinha e triturar até a amêndoa começar a soltar o seu óleo e se tornar numa pasta cremosa.
Instruções das bolachas
  1. Pré-aquecer o forno a 160º.
  2. Numa taça colocar a manteiga de amêndoa, o açúcar, o coco e a farinha.
  3. Misturar com as mãos unindo todos os ingredientes, até obter uma mistura areada.
  4. Juntar a bebida de amêndoa colher a colher e testar a consistência da massa. Deve unir facilmente, sem ficar pegajosa.
  5. Esticar a massa com um rolo, entre duas folhas de papel vegetal (ajuda a não colar à superfície sem ter que colocar farinha extra). Cortar a massa em formas a gosto e colocar num tabuleiro de ir ao forno e cozer por 10 minutos.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/
bolachasmanteigaamendoa06