nuggets

 

Quando comprei a sêmola de milho para as papas da T., procurei na embalagens dicas de preparação. A única receita que continha era de nuggets de frango. Para se sincera, nem me lembro bem dos ingredientes, nem da orientação da receita, mas fiquei a matutar sobre o assunto. Depois de confeccionar as papas, percebi que a sêmola cozinha muito rapidamente, o que seria ideal para fazer uma crosta panada, como nos nuggets.

Como contei ontem na nossa página do Facebook, a L. pediu-me que trouxesse do supermercado tomates e alface -a alface estava muito ranhosa, nem peguei, os tomates trouxe um cacho bem bonito. Para a L. tomates são os tomatinhos cereja, os tomates convencionais são “tomatinhos gigantes” (ler com os braços a abrir no ar e com ênfase no *aaaantes). Já sabia que assim que ela visse o tomate no prato, não iria comer mais nada, por isso achei que seria uma boa oportunidade de experimentar os nuggets e de uma forma divertida ela comer proteína e hidrato. E são livres de glúten!

Fui muito prática na preparação destes nuggets, e tratei de tudo, enquanto dava o banho às miúdas.

Nuggets de frango [desde os 12 meses]
Serve 2
Imprimir
Ingredientes para a marinada
  1. 1 peito de frango médio, ou 2 pequenos
  2. sal q.b (opcional)
  3. pimenta q.b. (opcional)
  4. alho em pó q.b.
  5. 1,5 chávena de leite
  6. sumo de um limão
Ingredientes para panar
  1. 3 chávenas de sêmola de milho (uma num prato e duas noutro)
  2. 1 ovo grande batido
  3. 2 colheres de sopa de queijo parmesão
  4. 1 fio de azeite
Instruções
  1. Começar por cortar o peito de frango aos pedaços pequenos.
  2. Com o frango numa taça, temperar de sal, pimenta e alho em pó, e regar com o leite e o sumo de limão.
  3. Deixar marinar.
  4. Pré-aquecer o forno a 180º.
  5. Preparar 3 pratos: um com uma chávena de sêmola de milho, outro com o ovo batido, e outro com duas chávenas de sêmola de milho e o queijo parmesão bem misturados. Passar os pedaços de frango pela sêmola de milho, o ovo batido e por fim a mistura sêmola de milho e queijo parmesão.
  6. Aquecer um fio de azeite numa frigideira anti-aderente, colocar os nuggets a alourar de ambos os lados e passar para um tabuleiro de ir ao forno (muito rápido de 30-60 segundos de cada lado).
  7. Colocar no forno para terminar de cozinhar durante 10-15 minutos (dependendo do tamanho dos nuggets).
  8. Servir com uma salada.
Notas
  1. Não precisa de muito tempo a marinar, eu só deixei uma meia hora e o frango estava muito saboroso, mas quanto mais tempo, mais sabor ganha.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/
nuggets2

O frango fica suculento, nada seco, mesmo sendo do peito. A crosta fica com uma textura interessante, com alguns grãos mais proeminentes, mas no geral muito macia e crocante ao mesmo tempo. O queijo parmesão faz a diferença no sabor da crosta, garanto-vos. 

Desenganem-se com o tamanho deles no prato da L., o pedaço de frango era pequeno (do tamanho de um polegar dela), a crosta de sêmola é fica muito espessa, e por isso substitui o hidrato no prato. 

Eu tive sérios problemas em parar de os comer! A L. gostou, mas tudo o que lhe puser no prato ao lado de tomate, vai sempre parecer desinteressante.